Tratamento

A betaterapia é um tratamento que utiliza um tipo de radiação capaz de anular a proliferação anormal de células colágenas, que são responsáveis pela formação dos quelóides. Com os mesmos princípios da radioterapia, a betaterapia proporciona um melhor resultado na cicatrização, evitando a formação de quelóides em até 97% dos casos.

O tratamento é realizado com um aparelho de fonte radioativa - geralmente de estrôncio - que emite raios beta na camada da pele onde se localizam as células responsáveis pela formação de cicatrizes altas e irregulares.

É recomendado que a cicatriz seja retirada cirurgicamente. Após a cirurgia, é utilizada a Betaterapia para evitar que o quelóide reapareça. A aplicação é feita por meio de uma pequena placa, colocada em contato com a cicatriz. A radiação emitida inibe a formação das células responsáveis pelo quelóide.

São realizadas várias sessões. A quantidade e duração delas é proporcional ao tamanho da cicatriz. Para tratar uma área pequena, de tamanho próximo ao da placa utilizada, são necessários apenas três segundos de aplicação.
O processo é muito seguro. A penetração limita-se à camada da pele e pode ser feita em qualquer região do corpo.